quinta-feira, 28 de abril de 2011

Yamaka Vagga


1. A mente é o precursor de (todos os maus) estados. A mente é o chefe; são todos confeccionados pela mente. Se a pessoa falar ou agir a partir de uma mente má, por causa disso, o sofrimento segue a pessoa, assim mesmo como a roda segue o casco do boi de puxar carroça.

2. A mente é o precursor de todos os bons estados. A mente é o chefe; são todos confeccionados pela mente. Se a pessoa age ou fala com uma mente pura, por causa disso, a felicidade segue a pessoa, assim como a sombra que nunca vai embora.

3. “Ele me fez mal, ele me bateu, ele me derrotou, ele me roubou”, naqueles que dão guarida a tais pensamentos, o ódio não é apaziguado.

4. “Ele me fez mal, ele me bateu, ele me derrotou, ele me roubou”, naqueles que não dão guarida a tais pensamentos o ódio é apaziguado.

5. Ódios nunca cessam pelo ódio nesse mundo; através somente do não-ódio1 eles cessam. Essa é uma lei eterna2.

6. Os outros não sabem que nessa briga nós morremos; aqueles que percebem isso têm suas brigas acalmadas com isso.

7. Aquele que vive contemplando coisas agradáveis, com os sentidos desregulados, imoderados na comida, indolentes, inativos, esse verdadeiramente Mara3 derruba, assim como o vento derruba um vento fraco.

8. Aquele que vive contemplando “as impurezas”4, com os sentidos regulados, moderado na comida, cheio de fé5, cheio de energia sustentada, esse Mara não derruba, como o vento não derruba uma montanha de pedra.

9. Quem quer que, cheio de máculas, sem auto-controle e verdade, envergue o manto amarelo6, não é digno dele.

10. Aquele que é livrado de toda mácula, está bem estabelecido em morais e agraciado com auto-controle e verdade, é de fato digno do manto amarelo.

11. No que não é essencial eles imaginam o essencial, no essencial vêem o não essencial – aquele que dão guarida a tais pensamentos errados nunca realizam a essência.

12. O que é essencial7 eles vêem como não essencial8, o que é não essencial eles vêem como não essencial, - aqueles que dão guarida a tais pensamentos corretos9 realizam a essência.

13. Assim como a chuva penetra uma casa de telhado furado, assim a cobiça penetra uma mente não cultivada.

14. Assim como a chuva não penetra uma casa de telhado sólido, assim a cobiça não penetra uma mente bem cultivada10.

15. Aqui ele se lamenta, no além ele se lamenta. Em ambos estados aquele que faz o mal se lamenta. Ele se lamenta, fica aflito, percebendo a impureza de suas próprias ações.

16. Aqui ele se alegra, no além se alegra. Em ambos estados aquele que faz o bem se alegra. Ele se alegra, alegra muito, percebendo a pureza de suas próprias ações.

17. Aqui ele sofre, no além ele sofre. Em ambos estados aquele que faz o mal sofre. “Fiz o mal”, pensando assim, ele sofre. Além disso, ele sofre, tendo se colocado a um estado cheio de dores11.

18. Aqui ele é feliz, no além ele é feliz. Em ambos estados aquele que faz o bem é feliz. “Eu fiz o bem”, pensando assim ele é feliz. Além disso, ele é feliz, tendo se colocado num estado cheio de felicidade.

19. Apesar dele recitar muito os Textos Sagrados12, mas não age de acordo, esse homem descuidado é como o tangedor de gado que conta os bois dos outros. Ele não partilha dos frutos13 da Vida Sagrada14.

Um comentário:

  1. Interesante!

    Uma leitura a qual devo recomendar para mim mesmo e para muitos outros.

    Contentemo-nos com o que é nosso e o nosso será multiplicado.
    Importemo-nos com o que não é nosso e o nosso será subtraído.

    Quantas interpretações a mente pertubada pela dor, pelas feridas da queda, por pesadelos incrivelmente reais pode absorver da teoria do contemplar-se X importar-se?

    Cássia... a minha esfinge particular!

    ResponderExcluir